Araucária

Vai viajar no fim de ano ou de férias? Ter a vacinação em dia é estar protegido contra muitas ameaças à sua saúde

A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria de Saúde (SMSA), faz um alerta a quem pretende viajar neste fim de ano e férias: manter a caderneta de vacinação atualizada é fundamental para ter uma viagem saudável e tranquila. Entre as principais preocupações atuais estão o sarampo e a febre amarela, doenças que podem ser evitadas por meio da vacinação.

Sobre o sarampo, quem tem até 29 anos precisa ter duas doses registradas da vacina. A partir dos 30 anos basta uma única dose. Em Araucária, a vacinação ocorre em todas as unidades básicas de saúde (urbanas e rurais). A vacina é o único meio eficaz de proteger contra o sarampo, doença que é transmitida pelo ar (respiração, tosse, fala, espirro) e que pode ser contraída em qualquer idade (se a pessoa não está protegida pela vacina). Para a vacinação é importante não esquecer de levar à UBS a carteira de vacinação e um documento de identificação com foto.

No caso da febre amarela, a recomendação é que a dose única seja tomada com, no mínimo, 10 dias de antecedência da viagem; tempo necessário para o organismo criar os anticorpos. A vacina contra a febre amarela é ofertada gratuitamente a pessoas de 9 meses a 59 anos. As unidades básicas de saúde de Araucária realizam a vacinação de segunda a sexta-feira. No caso de quem não tem como comprovar já ter tomado a vacina (mesmo que há muitos anos), a recomendação da Saúde é para que a vacina seja fornecida.

Há países que exigem dos brasileiros a certificação internacional de vacinação contra a febre amarela. O documento é emitido pela Anvisa com base na comprovação da vacina em carteira de vacinação. Mais um motivo para guardar bem a carteira.

RESSALVAS – Dependendo da vacina, pessoas acima de 60 anos, gestantes, mulheres amamentando, bebês, pessoas que apresentam reação alérgica grave a ovo ou pessoas com HIV/AIDS, por exemplo, devem buscar orientação com os profissionais de saúde para avaliar se a vacinação nesses casos é recomendada ou não. Os profissionais de saúde da unidade básica mais próxima podem esclarecer quaisquer dúvidas sobre quem pode ou não ser vacinado.

Em caso de aparecimento de sinais suspeitos (como febre alta, manchas pelo corpo…) dias após a viagem é preciso também buscar atendimento da saúde.

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduanda pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.