BrasilPolítica

Um em cada quatro candidatos paranaenses tem ensino superior, aponta levantamento Vote Bem

O nível de escolaridade dos candidatos às eleições de outubro se manteve estável no Paraná em relação à disputa municipal de 2012. Neste ano, um em cada quatro inscritos no Estado (22,7%) tem formação universitária, proporção semelhante à verificada há quatro anos.

Os dados são de um levantamento feito pelo Vote Bem com base nos registros de candidaturas disponibilizados no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A maior parte dos 31.471 pretendentes nas eleições paranaenses (35%) completou apenas o Ensino Médio.

Conhecer o perfil dos candidatos e o contexto geral das candidaturas é fundamental para que o eleitor vote de forma responsável, de acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo. “Somente com um conjunto amplo de dados é que o eleitor saberá exatamente em quem está depositando sua confiança para os próximos quatro anos”, argumenta.

Os números do Paraná são semelhantes aos verificados no restante do País. Pessoas formadas no antigo segundo grau são 37% dos postulantes nas eleições deste ano nos 5.570 municípios brasileiros. Já os graduados representam 21%.

Em Curitiba, o percentual de candidatos com Ensino Superior é maior, de 42%. Dos 1.123 aspirantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador da cidade, 471 possuem diploma de graduação.

Na capital do Estado, os concorrentes que começaram mas ainda não concluíram uma graduação representam 10,3% e postulantes com o Ensino Médio completo são 30,4%. Aqueles que declararam apenas saber ler e escrever são 1,42%. O nível de escolaridade dos candidatos na cidade se manteve semelhante às últimas eleições municipais.

Ocupações

Os dados do TSE também mostram as principais ocupações declaradas pelos candidatos. No Paraná, 2.752 agricultores decidiram disputar cargos eletivos, representando 8,97% do total de inscritos. Eles ficam à frente dos empresários (7,57%), dos servidores públicos municipais (7,18%), dos comerciantes (6,05%) e das donas de casa (5,39%).

Os agricultores também lideram entre os candidatos no Brasil. São 35.000 em todo o país, ou 7,21%. Na sequência vêm os servidores públicos (6,54%), os comerciantes (6,46%) e os empresários urbanos (5,21%).

 

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.