ParanáPolítica

Tribunal de Justiça manda soltar ex-secretário e empresário apontado como operador financeiro de Richa

A 9ª Vara Criminal de Curitiba do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) concedeu, nesta quinta-feira (11), habeas corpus ao ex-secretário especial de Cerimonial e Relações Internacionais, Ezequias Moreira, e também a Jorge Theodocio Atherino, que é apontado como operador financeiro de Beto Richa.

Entre as condições impostas pela Justiça, está a proibição deles manterem contato com os demais acusados e com quaisquer pessoas vinculadas à Operação Quadro Negro, recolhimento domiciliar em período noturno e nos finais de semana e feriados e impedimento de ocupar qualquer função ou cargo público.

Ambos haviam sido presos pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) no dia 19 de março, junto com o ex-governador.

Segundo o Ministério Público, as prisões foram realizadas no âmbito da Quadro Negro. Fraudes teriam sido cometidas em aditivos de obras fechadas com a Construtora Valor, autorizadas pela administração pública. Para o MP, as investigações apontaram, em especial com base nas delações do empresário, dono da Valor, Eduardo Lopes de Souza e do ex-diretor da Secretaria de Educação, Maurício Fanini, que os aditivos foram desnecessários e fraudulentos.

De acordo com o Gaeco, pelo menos 20 mil alunos foram prejudicados com as fraudes.

No dia da prisão, o coordenador do Gaeco, Leonir Batisti, explicou que os dois liberados nesta quinta-feira são acusados de participação no esquema Quadro Negro. “Moreira foi preso por ter participado da arrecadação da propina e Atherino porque teria pago pela compra do silêncio de Fanini. A testemunha também relata encontros com o ex-governador para que não falasse nada entre 2015 e 2017”, disse.

 

 

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduanda pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.