Araucária

SOA realizará testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C na UPA

Nos dias 09, 10, 16 e 17 de dezembro, o SOA (Serviço de Orientação e Atendimento às IST e AIDS) realizará testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C na Unidade de Pronto Atendimento (UPA – rua Augusto Ribeiro dos Santos, nº 168 – Costeira), em Araucária. O teste é rápido, gratuito e sigiloso e o atendimento ocorrerá das 10h às 16h. O resultado fica pronto em até 30 minutos e a pessoa já recebe o diagnóstico. É importante alertar que, segundo dados notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), somente este ano Araucária já registrou 12 novos casos de AIDS até o final do mês de junho; quanto à sífilis adquirida somam-se 60 novos casos no mesmo período.

JANELA IMUNOLÓGICA: É o intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus e a identificação de anticorpos produzidos pelo organismo. Portanto, fazer o teste antes de passar o período de janela imunológica pode gerar um resultado conhecido como falso negativo. Para o HIV a janela varia até 30 dias. Por isso antes de fazer o teste, deve-se considerar a janela imunológica, para um resultado seguro. É recomendado para pessoas sexualmente ativas que os testes para HIV e outras ISTs sejam feitos periodicamente. Ou seja, ele pode e deve ser repetido.

RESULTADO POSITIVO: Quando o resultado é positivo para HIV, o paciente já é encaminhado para o tratamento específico. No caso da sífilis e hepatites, conforme protocolo de diagnóstico do Ministério da Saúde, é preciso fazer um exame confirmatório. Em casos específicos, como a sífilis em gestante, devido ao risco de transmissão ao feto, a recomendação é iniciar o tratamento com apenas um teste positivo, sem precisar aguardar o resultado do segundo teste.

SERVIÇO: Para realização de testes rápidos em outros dias, durante todo o ano, basta procurar a Unidade SOA, de segunda à sexta-feira, das 08h às 16h. Basta levar um documento de identificação com foto. O SOA fica na Rua Guilherme da Motta Correa, n° 55 ao lado do Laboratório Municipal.

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.