Saiba o que o seu cachorro pode ou não comer

A alimentação equilibrada de um animal é tão importante quanto a de um ser humano. Assim como as crianças, adultos e idosos, os cães precisam de vitaminas, minerais e nutrientes como proteínas, gorduras e carboidratos o que possibilita uma excelente condição corporal e uma vida saudável, porém a comida caseira nem sempre é a mais indicada, já que existem rações de excelentes qualidades que contemplam todas essas necessidades nutricionais.

Segundo a médica veterinária e diretora geral do Grupo Vet Popular, Caroline Mouco Moretti, a comida caseira não é proibida, porém não possuem todos os nutrientes que os cães precisam. “Hoje existem rações de alta qualidade que têm todos os itens necessários para uma alimentação balanceada e saudável, que atende às necessidades inclusive de porte ou raça e idade do seu animal.”, ressalta Caroline.

Para aqueles que fazem questão de dar algo caseiro para o seu cãozinho, a médica veterinária explica que existem alguns alimentos que são permitidos como abóbora, batata, batata doce, cenoura, brócolis, abobrinha, berinjela, beterraba, chuchu, couve-flor, couve, espinafre, inhame, mandioquinha, mandioca, quiabo, rabanete e vagem, porém todos cozidos e triturados. Algumas frutas também estão liberadas como banana, pêra sem semente, maçã sem semente, melancia e melão em pedaços pequenos.

Porém, é importante lembrar que o organismo do cachorro não é preparado para digerir alguns itens como o chocolate, que causa malefícios e oferece grande risco à saúde; abacate, que pode acarretar comprometimento da flora intestinal devido a substâncias como a persina; o café, que pode provocar excitação do sistema nervoso; uvas que podem agredir a parte renal e hepática causando sua insuficiência, entre outros alimentos. “Para os donos que oferecem aos seus cães verduras verde -claras, é necessário tomar cuidado para não dar grandes quantidades do alimento, já que podem causar desarranjos intestinais.”, alerta a especialista.

Outra questão importantíssima para manter a saúde e bem estar do animal de estimação é a água, que é o nutriente mais importante para o corpo tanto de humanos como dos animais. A diretora geral do Grupo Vet Popular finaliza dizendo que a alimentação correta é de suma importância para evitar alterações na qualidade da pelagem, magreza, obesidade e outras doenças comprometendo inclusive a qualidade de vida e a longevidade dos cães.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.
Sair da versão mobile