Araucária

Profissionais da Saúde realizam palestras para estudantes sobre prevenção ao suicídio

Durante os dias 17, 18 e 19 de setembro, psicólogos e técnicas municipais realizaram palestras de prevenção ao suicídio para turmas dos oitavos e nonos anos de escolas de Araucária. O tema deste ano para o Setembro Amarelo é “Falar é a melhor solução”. As ações irão além. Durante o mês, o público específico de jovens e adolescentes de diversas escolas do município receberão instruções para buscar ajuda em casos de dilemas emocionais. A Secretaria Municipal de Saúde de Araucária informa que as unidades básicas de saúde estão preparadas com equipes de profissionais dispostos a atender pessoas que necessitem do apoio psicológico.

O suicídio é um fenômeno complexo com múltiplas causas e fatores, que podem ser biológicos, psicológicos, sociais, ambientais e culturais. Uma das escolas que recebeu os profissionais da saúde foi a Escola Irmã Elizabeth Werka. Durante a palestra as técnicas de saúde orientaram sobre alguns sinais comportamentais de que a pessoa possa estar pensando em suicídio, tais como mudanças bruscas de atitude e o isolamento.

Elas também propuseram algumas maneiras de agir diante de uma pessoa sob o risco de tirar a própria vida: escutar a pessoa com atenção, sendo sensível ao sofrimento e acolhendo o que ela fala; evitar julgar ou desmerecer o sofrimento desta pessoa; ajudar a buscar locais e serviços de saúde onde ela possa obter a ajuda adequada. “Existem situações que podem trazer sofrimento, como o bullying por exemplo. Falar pode ajudar a aliviar dores emocionais. Desabafar com alguém é necessário e, nestes casos, procurar uma Unidade de Saúde perto de sua residência ou o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) pode ser a melhor alternativa para salvar uma vida”, orientou a técnica Adriana Garavello.

Vale lembrar que o Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015, sendo uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. O CVV também atende pelo telefone 188, a qualquer hora, de forma sigilosa e sem julgamentos, com respeito e compreensão.

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduanda pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.