Araucária

Parque Cachoeira terá ato em favor da amamentação na sexta-feira (09)

Na próxima sexta-feira (09), será realizado no Parque Cachoeira, entre às 14h e 16h, um ato em favor da amamentação: a “Hora do Mamaço”. Todas as mulheres que estão amamentando são convidadas a participar deste momento com seus bebês. Além disso, as unidades de saúde do município estão promovendo ações, palestras, atividades e orientações sobre a importância da amamentação durante este mês.

O ‘Mamaço’ do dia 09 também visa conscientizar a população e fortalecer as mamães sobre o direito de amamentar em qualquer lugar que se faça necessário para a alimentação adequada do bebê. “Queremos, com o ‘Mamaço’, chamar a atenção da população para a importância, o apoio e promoção do aleitamento materno, também é muito importante, e um direito da mulher, poder amamentar em público” reforçou a coordenadora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (DAB), Regina Mendonça de Carvalho.

O tema escolhido para o Agosto Dourado de 2019 é “Amamentação: Incentive a família, alimente a vida”, sendo o destaque para a importância do amparo de toda a rede de apoio (família, amigos, profissionais de saúde, empresários) aos pais, em especial às mulheres que estão amamentando. A mensagem traz o apoio e o incentivo à família que está amamentando, e mostra a importância deste momento para o bebê. A campanha também reforça a importância de amamentar até os dois anos ou mais, sendo de forma exclusiva até os 6 meses de vida do bebê.
Oficialmente lançado em 2017, o Agosto Dourado foi criado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) com base na semana do aleitamento materno, que acontece, em Araucária, nos dias 05 à 09 desse mês. A proposta é que todos os dias do período sejam dedicados a estimular e incentivar a amamentação.

Benefícios – O aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição infantil, sendo capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. O leite materno protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Além disso, reduz o risco de a criança desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta.

O Ministério da Saúde recomenda que as crianças sejam amamentadas até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até o 6º mês de vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Unicef, cerca de seis milhões de crianças são salvas a cada ano com o aumento das taxas de amamentação exclusiva até o 6º mês de vida.

Rede Cegonha – A Rede Cegonha é o nome dado para o acompanhamento realizado no SUS desde a gestação até os dois primeiros anos do bebê. Este acompanhamento é feito nas unidades básicas de saúde do município. A Rede Cegonha foi lançada em 2011 pelo Ministério da Saúde visando assegurar o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada, buscando proporcionar às mulheres e crianças saúde, qualidade de vida e bem-estar da gestação até os dois primeiros anos de vida, garantindo o desenvolvimento e reduzindo a mortalidade materna e infantil.

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduanda pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.