Paraná

Parque Barigui terá central hidrelétrica

O Parque Barigui, em Curitiba, vai receber uma pequena central hidrelétrica. O sistema deve começar a operar no primeiro semestre de 2019.

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, o sistema utilizado será o de turbina helicoidal, também conhecida como Rosca de Archimedes. O objetivo é aproveitar a vazão do vertedouro do lago do Barigui. O sistema terá capacidade de gerar 21.600 Kwh de energia por mês, o equivalente ao uso de 135 casas, que será injetada na rede da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), gerando créditos de energia a serem compensados ao município. A economia na fatura de energia elétrica pode chegar a R$ 132 mil.

A implantação será realizada a partir da doação da turbina pela Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (ABRAPCH) e faz parte do projeto Curitiba Mais Energia. O termo de recebimento do dispositivo será assinado na tarde desta quinta-feira (13). As obras devem começar ainda neste ano e serão concluídas em março de 2019.

O nome da usina faz uma homenagem ao engenheiro Nicolau Klüppel, que atuou no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e morreu em outubro de 2016, aos 86 anos. Klüppel foi um dos precursores do uso de lagos para captação de água e solução às enchentes. Assim nasceram alguns dos principais parques da cidade, como o Barigui e o São Lourenço.

Fonte: Massa News – 13/09/2018

 

 

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduanda pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.