Araucária

Museu Tingüi-Cuera está com a exposição “Do universo Feminino – Uma homenagem a Maria Águeda”

O Museu Tingüi-Cuera, localizado no Parque Cachoeira, está com a exposição “Do universo Feminino – Uma homenagem a Maria Águeda”. A exposição busca representar aspectos femininos e seus significados no individual e no coletivo por meio de obras com técnicas da cerâmica, do fusing em vidro, do desenho e da pintura. Trata-se do resultado do trabalho realizado no ano de 2019 nos cursos livres da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT). A entrada é gratuita.

Por ocasião do mês da Consciência Negra no Brasil, a exposição faz homenagem a Maria Águeda, “uma mulher de pele parda, que sofreu o preconceito e a violência, foi presa e castigada por dizer ‘não’ às ordens da elite da época”, conforme definição da organização. Segundo a história, em 15 de agosto de 1804, em frente à matriz da vila de Curitiba, Maria Águeda, moradora do bairro de Tingüi-Cuera, hoje município de Araucária, por ser de pele parda, recebeu uma ordem das filhas da mais ilustre elite curitibana da época. Mas por ser livre, respondeu com um redondo “não”. Por conta desse simples gesto acabou presa e padeceu uma série de arbitrariedades. Apesar disso, manteve-se firme e não voltou atrás.

A exposição busca “reverenciar a firmeza de caráter de uma mulher do povo, mulata e pobre, como a maior parte da nossa gente. Sua recusa em executar ordens remete, assim, ao desejo de afirmar a sua condição de livre diante de uma sociedade que a colocava em um lugar muito próximo da escravidão. Essa mulher representa, hoje, todas as mulheres que dizem não a toda forma de violência, opressão e constrangimentos aos quais ainda são submetidas por nossa sociedade”.

O Tingüi-Cuera está aberto de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Nos fins de semana ,das 13h às 17h.
Com informações fornecidas pela SMCT.

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduanda pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.