AraucáriaSaúde

Mulheres com gravidez de risco recebem acompanhamento específico no Centro de Saúde da Mulher e do Idoso em Araucária

Gestação de risco é aquela que a vida ou a saúde da mãe ou do feto estão em risco. O acompanhamento pré-natal de mulheres diagnosticadas com uma gravidez de risco em Araucária conta com o Centro de Saúde da Mulher e do Idoso (CSMI). Assim que a gestante, atendida em uma unidade básica de saúde, recebe o diagnóstico de uma gravidez de alto risco ela é encaminhada para consultas e ecografias periódicas que poderão ser realizadas no CSMI. Atualmente 170 gestantes realizam o acompanhamento pré-natal de alto risco. Do início deste ano até o mês de agosto 470 gestantes foram encaminhadas para atendimento no CSMI.

“Os fatores que podem ser considerados de risco em uma gestação podem afetar tanto a saúde da mãe, quanto a do bebê, dentre eles podemos destacar a hipertensão arterial, diabetes, mal passado obstetrícia, trombofilia, HIV, sífilis, toxoplasmose, gemelaridade, obesidade, asma, depressão, cirurgia bariátrica, plaquetopenia e uso de drogas”, informou Karina Ueko Isobe, coordenadora do Centro de Saúde da Mulher e do Idoso. A idade da gestante abaixo de 15 e acima de 40 anos também pode ser outro fator de alto risco. Há ainda outros riscos como o das mulheres que sofreram abortos ou que adquiriram doenças infectocontagiosas ou autoimunes durante a presente gestação.

Por esses e outros fatores é fundamental que a gestante procure uma unidade básica de saúde para realizar o pré-natal adequado e garantir uma gestação saudável e sem riscos para ambos: mãe e bebê. As equipes estão preparadas para encaminhar para o serviço especializado dos profissionais de saúde do CSMI, que irá avaliar as condições materno fetais, sem perder o vínculo com o Posto de Saúde. “Às vezes um detalhe verificado no atendimento ganha uma semana, uma vida, onde até mesmo o bebê deixe de necessitar de um internamento na UTI. Que as futuras mamães não tenham medo do acompanhamento de alto risco. Todo pré-natal é um zelo a mais, um olhar mais cuidadoso para a gestante e a família”, orientou Márcia Cristina Mantovani, ginecologista e obstetra que atende no CSMI.

Para mais informações, o CSMI fica na Rua Dr. Guilherme da Motta Correa, n°55 – Centro. Telefone: (41)3614-1634.

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduanda pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.