Brasil

Mulher passa por cesárea sem estar grávida em Natal; caso é investigado

Uma mulher, que não teve a identidade revelada, foi submetida a uma cirurgia cesariana no último dia 18 sem estar grávida. O caso aconteceu no Hospital Santa Catarina, em Natal, Rio Grande do Norte.

O caso é investigado pela Secretaria da Saúde Pública do RN. A paciente, segundo a pasta, foi encaminhada para o hospital pela Secretaria Municipal de Guamaré, cidade situada a cerca de 170 km da capital do Estado. As informações são do g1.

Os médicos que atenderam a mulher disseram que ela tinha indicação para ser submetida ao procedimento devido ao quadro de suposta gestação. Além disso, ela teria apresentado um cartão pré-natal preenchido e laudos de ultrassom.

Apesar dos documentos supostamente apresentados à equipe médica, nenhum exame foi realizado antes da cirurgia. Ao ser submetida à cesárea, porém, nenhum bebê foi encontrado.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Guamaré afirmou que uma investigação aponta para a possibilidade de a mulher ter apresentado documentos e laudos médicos falsos. “Diante da conduta e insistência da paciente, ela recebeu dois encaminhamentos conforme o procedimento padrão de atendimento para suspeita de gravidez”, informou a pasta.

Inicialmente, ela foi encaminhada ao Hospital de Macaíba e, em seguida, para o Hospital Santa Catarina – onde a cirurgia foi feita. Ela alegou estar com 42 semanas de gestação.

“No entanto, diante das avaliações médicas, concluiu-se que a paciente estava vivenciando uma gravidez psicológica, conhecida como síndrome pseudociese ou falsa gravidez. Essa condição ocorre quando uma pessoa desenvolve sintomas de gravidez, mesmo não estando grávida”, acrescentou a secretaria.

Os médicos do primeiro hospital onde ela foi atendida teriam a liberado para voltar para casa devido à desconfiança sobre a suposta gravidez. Pouco tempo depois, contudo, ela teria retornado à unidade insistindo na gravidez.

O que diz a Secretaria da Saúde do RN

Procurada pela Banda B, a Secretaria da Saúde Pública do RN disse que a mulher já recebeu alta médica. Segundo o órgão, os médicos tiveram acesso a um exame recente da paciente que indicou a inexistência de gravidez. O caso segue sendo investigado. Veja a nota na íntegra abaixo:

“A direção do Hospital Dr. José Pedro Bezerra informa que está apurando junto às equipes envolvidas, bem como as unidades de origem de encaminhamento e a de assistência pré-natal à paciente, as circunstâncias do caso.

A paciente, que já teve alta, chegou ao hospital encaminhada de seu município com a indicação de cesárea, pelo seu quadro clínico, com cartão de pré-natal preenchido e laudos de ultrassonografia, além de estar acompanhada por familiar, que também esteve no centro cirúrgico. Após o procedimento, a equipe teve acesso a um exame recente, que estava em posse da familiar, indicando que não havia gestação.

A direção do hospital está produzindo um relatório interno sobre o caso, incluindo apuração sobre a motivação dos envolvidos. Ressalta-se ainda que o padrão de atendimento é de que toda paciente que chega à instituição é atendida pela equipe no pronto-socorro, que faz a avaliação e encaminha para o centro obstétrico, realizando demais exames quando necessário.”

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.