Polícia

Médica se recusa a dar atestado e é agredida por paciente em UPA de Curitiba

Uma médica da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Sítio Cercado, em Curitiba, foi agredida por uma paciente na tarde deste domingo (23). A violência aconteceu após a médica se recusar a fazer um atestado para a mulher de 36 anos, já que considerou que o caso não era grave para justificar afastamento do trabalho.

De acordo com uma testemunha, que presenciou a situação, a paciente “perdeu o controle” e impediu que a médica saísse o consultório. “No momento da agressão, a médica estava atendendo pacientes com baixo potencial de gravidade, aqueles que vão mesmo para consultas. Mesmo com a vítima oferecendo uma declaração, a paciente exigiu o atestado para sair do local”, comentou.

Como é comum em consultórios médicos, a paciente ficou mais próxima da porta, impedindo assim que a médica pudesse sair. A vítima só conseguiu ajuda graças a um botão do pânico instalado no consultório.

Atendimento

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba e a Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes), empregadora dos médicos, lamentou “profundamente” a situação. “A médica foi agredida, após se recusar a conceder um atestado médico com afastamento, para uma paciente que não tinha indicação. Felizmente, há um botão de pânico no consultório. Ele foi acionado pela médica e a Guarda Municipal, que conta com um posto dentro da UPA, interveio rapidamente, evitando uma situação mais grave. Sob proteção da Guarda Municipal, a profissional realizou boletim de ocorrência na delegacia. A médica também foi acolhida pela Medicina do Trabalho da Feaes e será encaminhada para acompanhamento psicológico na rede de saúde, caso seja necessário”, informou a administração municipal em nota.

Após a agressão, a médica foi levada para o batalhão mais próximo da Polícia Militar, onde um boletim de ocorrência foi registrado.

Banda B – 25/09/2018

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.