Araucária

Integrantes do Projeto Garoto Cidadão Comunidade fazem sua 1ª apresentação no Centro de Artes e Esportes Unificados

Esta quarta-feira (10) foi um dia especial para crianças e adolescentes da região do Jardim Califórnia/Arvoredo, em Araucária. No Auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), os participantes do Projeto Garoto Cidadão Comunidade apresentaram a “Mostra Cultural – Uma aventura impossível no tempo”. A apresentação foi um misto de dança, teatro e música (percussão e canto). O Projeto Garoto Cidadão em Araucária é uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e a Fundação CSN. No CEU, o projeto ocorre há apenas 4 meses e esta foi a primeira apresentação para a comunidade no local.

Com o Auditório do CEU lotado, as apresentações culturais (uma de manhã e outra à tarde) colocaram em destaque uma situação que todos vemos por aí: o afastamento entre as pessoas por causa da tecnologia; entre os exemplos, a atenção excessiva ao celular. O trabalho de preparação para essas apresentações especiais para a comunidade levou cerca de dois meses. Pais, avós, tios e outros familiares deixaram os seus afazeres de casa ou até pediram dispensa do trabalho para prestigiar este momento importante para as crianças e adolescentes.

Avós de quatro netos participantes do projeto que ocorre no CEU (dois meninos e duas meninas), Santinha de Fátima Duarte conta que fez questão de prestigiar a apresentação. “É um trabalho maravilhoso. Quando a mãe deles não pode trazê-los [ao projeto] eu que trago; seja com chuva ou com sol. A gente acredita nesse trabalho”, afirmou a avó logo após o fim da apresentação no período da tarde. Ainda segundo ela, no período da manhã, quem foi prestigiar os pequenos foi a mãe deles.

Extensão – O Projeto Garoto Cidadão Comunidade é uma extensão do projeto que ocorre há 10 anos no Jardim Iguatemi e atende atualmente a 250 crianças e adolescentes. Para garantir a realização do projeto no CEU (que hoje atende a 80 crianças e adolescentes) duas ações foram determinantes. A primeira foi a aprovação de um projeto para receber recursos financeiros do Fundo da Infância de Araucária (FIA). O contribuinte que tem Imposto de Renda (IR) a pagar ou a restituir pode realizar a doação de parte desse valor ao FIA de Araucária e, com isso, apoiar a projetos e programas que executam ações socioeducativas voltadas ao atendimento de crianças e adolescentes que encontram-se em situação de vulnerabilidade social.

O segundo fator que viabilizou o Projeto Garoto Cidadão no CEU foi a reorganização da estrutura do local realizada pela Prefeitura. A nova logística viabilizou também a continuidade do pleno funcionamento dos outros atendimentos para a comunidade que já ocorriam no local. O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) é um espaço voltado para a comunidade da região onde está instalado e conta com biblioteca, auditório, sala de informática, quadra poliesportiva e um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

 

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduanda pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.