Araucária

Integrantes da Guarda Mirim de Araucária são capacitados para serem “Defesa Civil Mirim”

Pela primeira vez, todos os 51 integrantes da Guarda Mirim de Araucária participaram de uma capacitação visando informar sobre temas relacionados à Defesa Civil. Como “Defesa Civil Mirim”, esses adolescentes agora passam a ser multiplicadores de conhecimento em suas comunidades, casas e escolas. A formação teve quatro encontros e os conhecimentos foram transmitidos em atividades teóricas e práticas.

A capacitação que ocorreu durante o mês de novembro teve como alguns dos temas: história, conceitos e atribuições da Defesa Civil; noções sobre desastres, áreas de risco e de vulnerabilidade; telefones de emergência; acidentes domésticos; rota de fuga, saída e sinalização de emergência. De maneira prática, os adolescentes chegaram a participar de uma simulação de abandono de prédio em situação de risco, bem como o plantio de dezenas de mudas de árvores nativas na Praça do Tayrá para tratar da importância das árvores para o meio ambiente 9retenção de gás carbônico, saúde do solo, combate a erosão…).

De acordo com a Defesa Civil de Araucária, a intenção é que as próximas turmas da Guarda Mirim também passem por essa formação. Os formando desta primeira capacitação também deverão participar de outras ações da Defesa Civil.

MELHORIAS – Em junho deste ano, a Guarda Mirim de Araucária, ação coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, por meio do Departamento de Assuntos sobre Drogas (DASD), passou a contar com uma sede própria. Com este espaço, que fica no Jardim Primavera, todos os participantes agora são atendidos em um único local e abriu-se a possibilidade de atender a jovens de todo o município; antes, eram atendidos apenas os que moravam na região onde haviam polos. A sede fica à rua Luiz Karas, nº 70, em frente ao CMEI Primavera.

A Guarda Mirim de Araucária surgiu em 2015 com apenas 12 integrantes e foi reativada em 2017. Atualmente, o grupo soma 51 jovens, de 12 a 17 anos. A seleção desses jovens geralmente ocorre no período de novembro a fevereiro. No momento, as inscrições estão abertas. Mais informações pelo (41)3901-5200 (Secretaria de Segurança Pública).

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduanda pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.