Mundo

Guerra: Israel observa ‘ataque planejado’ do Irã e aumenta capacidades militares, segundo ministro

Estadão

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, afirmou neste sábado, 13, que monitora de perto o “ataque planejado” de Irã ou aliados ao país. Nas últimas horas, os israelenses estão em alerta máximo para uma possível investida do oponente histórico, em retaliação pela ofensiva que destruiu o consulado iraniano na Síria no começo do mês.

Em declaração por vídeo, Gallant ressaltou que Israel fortaleceu as capacidades militares com o apoio dos Estados Unidos e demais parceiros.

O ministro também acusou o Irã de ser um Estado terrorista. “Estamos determinados a defender os nossos cidadãos contra este terrorismo e saberemos como responder-lhe”, garantiu.

Pela manhã, Gallant conversou por telefone com o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin. De acordo com nota do Pentágono, os dois discutiram “ameaças regionais urgentes” e expressaram apoio mútuo. “O secretário Austin deixou claro que Israel poderia contar com o apoio total dos EUA para defender Israel contra quaisquer ataques do Irã e dos seus aliados regionais”, destaca o texto.

Nosso Dia

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.