Araucária

Frota 10% maior e readequação de horários vão possibilitar a ampliação da oferta de ônibus em linhas do Triar

Conforme informações da Superintendência de Transporte Coletivo de Araucária, oito novos ônibus estarão, em breve, nas ruas para reforçar a frota dos ônibus do sistema local de transporte coletivo, o Triar. Esse número representa um acréscimo de 10% no número de ônibus. Além disso, uma readequação também vai proporcionar mais opção de horários em algumas das linhas mais movimentadas.

Sobre a readequação realizada, há poucos dias, a linha “Santa Regina” passou a contar com mais 11 horários ao longo do dia. Na próxima semana, outras linhas do Triar passarão a contar com mais opção de horário. Será implantada a linha ‘Planalto’ com um sentido para a Minas Gerais e outro sentido para o Gralha Azul. Cada um desses dois sentidos da linha ‘Planalto’ contará com mais 10 horários (em relação às atuais linhas ‘Minas Gerais’ e ‘Gralha Azul’ – os itinerários não mudam). No caso da linha Arvoredo, ela passará a operar durante todo o dia e não mais apenas em horário de pico.

Vantagens – Além de reduzir a tarifa dos ônibus do Triar por dois anos consecutivos, Araucária tem implantado gratuidade no transporte coletivo para diversos públicos. Essas gratuidades atendem a um público em geral e também a questões específicas de áreas como Educação, Cultura, Esporte e Assistência Social. Os ônibus das linhas locais contam com sinal de internet e o usuário pode fazer integração sem precisar ir a um dos terminais (mediante uso do cartão Triar). Para a Prefeitura, as melhorias no transporte público se justificam pelo caráter de serviço essencial e que tem impacto direto na qualidade de vida dos moradores e no desenvolvimento econômico e social.

Em Araucária, todos os usuários do transporte coletivo local (mediante uso do cartão Triar) têm gratuidade de tarifa aos domingos (Lei nº 3.154/2017). Os estudantes de escolas públicas do município (da educação infantil ao ensino médio – incluindo turmas de EJA e Ceebja) também contam com isenção de tarifa durante o turno de aula. Há isenção também para pais/responsáveis de estudantes de até 12 anos que levam as crianças para a aula.

Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social que participam de programas da Secretaria Municipal de Assistência Social, integrantes da Banda Municipal de Araucária, alunos dos cursos e oficinas de artes da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, alunos/atletas dos programas esportivos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e agentes comunitários de saúde também contam com isenção.

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduanda pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.