Paraná

“Fomenta Araucária” atraiu empreendedores visando oportunidades de negócios e geração de renda local

A Prefeitura, o Sebrae/PR e outros parceiros realizaram dois dias de atividades (17 e 18/09) visando capacitar empreendedores de Araucária para participar do processo de compras do poder público e também promover o encontro desses empreendedores com empresas interessadas em fazer negócios. O “Fomenta Araucária” faz parte das estratégias de apoio aos pequenos negócios e desenvolvimento local previstos no Programa Avançaraucária.

Durante o Fomenta houve o lançamento oficial do ‘Escritório de Compras’ de Araucária; o primeiro da região. O serviço já funciona no Espaço do Empreendedor e visa o apoio que empreendedores locais estejam melhor capacitados para participar das licitações do poder público local e de outras cidades brasileiras. Esse apoio da Prefeitura é gratuito e busca capacitar, aumentar a competitividade dos empreendedores locais e ampliar possibilidades de negócios para estimular cada vez mais a geração de renda no município. Mais informações: (41)3614-1559.

A Rodada de Negócios foi outro momento importante na programação do evento. Empreendedores locais tiveram a oportunidade de apresentar seu trabalho a empresas interessadas em fechar negócio. De acordo com o Sebrae/PR, participaram da Rodada de Negócios 12 grandes empresas (aqui se inclui órgãos públicos como Prefeitura e Câmara) interessadas em comprar de 49 pequenas empresas do município.

Representando a área comercial de uma empresa de peças para manutenção industrial, Adriana Moura Leal contou que foi a sua 1ª participação em uma Rodada de Negócios e que viu essa oportunidade como uma possibilidade de abrir espaço para negócios. “É uma boa oportunidade de ter contato com grandes empresas compradoras em potencial. Elas estavam abertas a nos ouvir”, comentou satisfeita. Outro que participou desse momento foi Izequiel Andrade Santos. Com uma empresa familiar da área de pintura industrial, ele destacou a importância de estreitar relações com grandes compradores. “Você tem oportunidade de fazer negócio dentro do município e de ter um contato mais próximo. O que é muito importante é esse contato [com as grandes empresas]”, explicou.

A programação do Fomenta Araucária incluiu ainda uma palestra com Rafael Sérgio de Oliveira, procurador federal da Advocacia-Geral da União e fundador do portal L&C – licitacaoecontrato.com.br . Entre os pontos abordados na palestra esteve os diferentes tratamentos dados aos pequenos negócios em alguns países. Um dos exemplos citados foi o dos Estados Unidos, onde o estímulo aos pequenos empreendedores faz parte de uma importante estratégia para geração de emprego, renda e desenvolvimento. Servidores municipais também participaram de uma oficina que teve como destaques a importância da desburocratização e a legislação relacionada ao processo de compras.

Apoio permanente – Os empreendedores de Araucária contam com diversas formas de apoio dentro da estrutura do Espaço do Empreendedor de Araucária. Da parte da formação, é possível participar de oficinas gratuitas para saber mais sobre legislação, documentação e participação nas concorrências públicas. O Espaço do Empreendedor também oferece suporte para quem precisa regularizar a sua empresa ou ter as orientações sobre outros assuntos de interesse (incluindo documentos e tributos). Esse tipo de apoio também se estende a produtores rurais. O horário de atendimento do Espaço do Empreendedor é o mesmo dos demais serviços oferecidos no Espaço Cidadão: das 9h às 12h e das 13h às 16h. Mais informações: (41)3614-1559.

Prefeitura Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduanda pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.