Araucária

É LEI: Uso de fogo em roçada, terrenos baldios, lixo, entre outras situações é passível de multa

A prática de colocar fogo em mato, roçada, terrenos baldios, lixo é passível de multa. É o que prevê a lei municipal 2159/10 (Código de Obras e Posturas) e também o decreto federal 6514/08. Denúncias podem ser feitas diretamente ao Meio Ambiente (3614-7480) ou à Guarda Municipal(153).

O Código de Obras e Posturas de Araucária prevê no artigo nº 169 que é proibido “queimar, mesmo nos quintais, lixo ou quaisquer detritos ou objetos em qualquer quantidade”. No artigo nº 205 da mesma lei consta que “a ninguém é permitido atear fogo em roçada, palhadas ou mato”. Nas duas situações, a fiscalização pode realizar, conforme a gravidade situação encontrada, desde uma conversa de orientação a aplicar multa (que pode chegar a R$ 5 mil – em caso de reincidência).

É importante lembrar que o artigo 10 do Código de Obras e Posturas deixa claro que o proprietário do imóvel “é responsável pela manutenção das condições de estabilidade, segurança e salubridade do imóvel, bem como pela observância das disposições desta Lei e das leis municipais pertinentes”. Logo, o proprietário é responsável pelo que ocorre em seu terreno.

Já o decreto federal nº 6514/08 trata de áreas agropastoris: “fazer uso de fogo em áreas agropastoris sem autorização do órgão competente ou em desacordo com a obtida” (artigo 58). Neste caso, a multa prevista é de R$ 1 mil, por hectare ou fração.

Coleta – Não há desculpa para realizar a queima de materiais. A Prefeitura de Araucária oferece coleta seletiva de materiais recicláveis, coleta de materiais orgânicos e também agenda o recolhimento de materiais como móveis, galhos, pneus, TVs, entre outros. Mais informações: (41) 3614-7480.

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduanda pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.