Araucária

Com foco em prevenção, trabalho do agente comunitário de saúde é uma extensão do serviço de Saúde dentro das comunidades de Araucária

Seja sob sol forte ou chuva, frio ou calor, o trabalho do agente comunitário de saúde (ACS) ocorre é importante para garantir a eficiência de ações de prevenção e de educação em saúde. Araucária conta com mais de 100 agentes comunitários de saúde atuando em todos os cantos do município. Eles são uma extensão do serviço público de saúde dentro das comunidades por transitarem entre a unidade de saúde e a casa dos usuários. Suas atribuições são diversas e as informações que registram são fundamentais no planejamento de ações de saúde na região onde atuam.

Entre as atividades dos ACSs estão: as visitas domiciliares, as orientações à comunidade sobre ameaças à saúde e sobre medidas de prevenção, o comunicado aos usuários sobre datas e horários de suas consultas e exames agendados e a identificação de situações de risco individual ou coletivo. O encaminhamento do usuário para os serviços de saúde quando necessário, o acompanhamento da situação de saúde das pessoas e a participação no processo de regulação para verificar a necessidade dos usuários ou desistências relacionadas a exames e consultas também fazem parte das atividades do ACS.

O vínculo do ACS com a comunidade se explica porque ele é um morador da região e, por isso, conhece bem a realidade local e suas demandas específicas. Dessa forma, o ACS costuma ser uma pessoa bem conhecida pelos moradores, mas é importante ressaltar que todos trabalham com identificação (que pode ser solicitada pelo morador em caso de dúvida antes de recebê-lo em casa).

Saiba mais sobre o trabalho do ACS no vídeo publicado no perfil oficial da Prefeitura: CLIQUE AQUI

 

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduanda pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.