Polícia

Ciclistas pegam “rabeira” em ônibus e agridem motorista que foi reclamar

Um motorista de transporte coletivo foi agredido por ciclistas após pedir para eles saírem da “rabeira” do ônibus, no Bigorrilho, em Curitiba. A situação aconteceu na tarde deste domingo (25) e, após a agressão, ele foi encaminhado ao Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com ferimentos na cabeça.

A situação aconteceu com o motorista, de 49 anos, do ônibus biarticulado, que fazia a linha Centenário/Campo Comprido. Alguns passageiros viram os ciclistas segurando na parte traseira do ônibus e avisaram o condutor que, por sua vez, parou na estação-tubo Bruno Filgueira, e fez o pedido.

“Quando cheguei na estação-tubo, tinha uns 15 ciclistas, alguns na lateral do ônibus. Estavam quebrando lanternas também. Parei e disse que era perigoso eles ficarem ali do lado, correndo risco de vida. Um deles me ameaçou e, quando virei para ele, começaram as agressões. Muito complicado, pois é a vida deles que está em risco e não a nossa”, disse o motorista, que trabalha no transporte coletivo há 16 anos e não será identificado.

Segundo o diretor do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), Dario Pereira, essa situação de ciclistas pegarem carona na “rabeira” dos ônibus, está frequente.

“É uma situação que está acontecendo em todas as canaletas. A cada três ônibus, um tem ciclista na “rabeira”. Eles fazem todo o circuito na traseira e ninguém toma providencia alguma. Dificilmente um motorista nota o ciclista na traseira de um biarticulado. Desta vez, os passageiros avisaram, o motorista fez a orientação e acabou sendo agredido”, explicou Pereira.

O risco da “rabeira”

Ainda segundo o diretor, tiveram situações em que o ciclista morreu ao realizar essa ação e quem pagou pela situação foi o motorista. “Recentemente, tivemos duas mortes devido ao ciclista segurar na traseira do ônibus. É muito perigoso. Depois, por causa de uma irresponsabilidade, quem responde é o motorista”, disse Pereira, também ao pedir reforço da Guarda Municipal.

“Esperamos que a Guarda Municipal volte a ter operações para coibir esse tipo de ação e pedimos que nos ajude nessa situação”, completou o diretor.

Empresas

Em nota, o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba (Setransp), lamentou o episódio e fez um alerta sobre essa situação. Confira a nota na íntegra:

O Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba (Setransp) lamenta profundamente esse episódio no transporte coletivo e se solidariza com o motorista que passou por essa situação revoltante, de ser agredido enquanto cumpria seu trabalho em pleno domingo por aqueles a quem ele tentava proteger, pois todos sabem do perigo de pegar carona na rabeira do ônibus.

O Setransp, que já vem alertando as autoridades sobre esse problema com ciclistas, vai reforçar o pedido para que sejam tomadas ações efetivas, a fim de que esses episódios não voltem a ocorrer.

Guarda Municipal

A Guarda Municipal também foi procurada pela reportagem da Banda B e divulgou a seguinte nota:

Agentes de trânsito e guardas municipais desenvolvem ações educativas de forma periódica, para alertar motoristas sobre o respeito a ciclistas e, também, atividades específicas com ciclistas sobre condutas perigosas. A Guarda Municipal procura inibir os ciclistas que, além de estarem na canaleta, tentam pegar carona na traseira do ônibus e pessoas que sobem no teto desses veículos.

Quanto ao crime desse domingo, equipes da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito trabalham na identificação dos suspeitos para o encaminhamento à autoridade policial.

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.