Paraná

Chuva chega com tudo na primavera e frases como ‘setembrochove’ darão à tona

‘Setembrochove?’ ‘Outubro no teto passos pássaros gotas de chuva’. A última frase é do poeta curitibano Paulo Leminski e tem relação com a primavera, que começou nesta segunda-feira (23) no Hemisfério Sul. O choque entre massas de ar quente e frio, com a chegada de áreas de instabilidade, trarão tempestades severas nos próximos meses.

“Teremos uma primavera típica. Serão de três a quatro dias com características de massa de ar quente e fria, com a chegada de áreas de instabilidade. O déficit hídrico de junho a setembro começa a se recuperar, com muito mais chuvas”, descreveu o meteorologista César Duquia, do Simepar.

Ainda de acordo com Duquia, a chuva muitas vezes pode vir acompanhada de vendavais e também granizo. “É a estação com maior registro médio de eventos severos, por conta desta mudança brusca na temperatura. Você sai do quente para o frio, causando o desenvolvimento de granizo e vendavais”, salientou o meteorologista.

Prevenção

O major Eduardo Pinheiro, do Corpo de Bombeiros, especialista em desastres naturais, destaca que as tempestades vão acontecer e, como visto na semana passada, muitos poderão ser afetados. Por conta disso, é necessário fortalecer a preparação dos municípios. “Existe uma estrutura pequena de proteção, porque quando falamos de prevenção de resgate, todas as secretarias municipais e a população precisam fazer a sua parte. E isso precisa ser melhorado”, explicou.

Segundo Pinheiro, são dois os principais focos da prevenção. “Primeiro, tomar cuidado com as telhas nas propriedades particulares, verificando se elas estão bem presas. Troca as finas por mais grossas e verificar os berais. Segundo, tomar cuidado com relação a arborização, porque há pessoas que se preocupam com elas apenas depois que caem”, concluiu.

O início da primavera em Curitiba deve ter máxima de apenas 13°C nesta segunda-feira. A tendência é de uma semana mais gelada, de acordo com o Simepar.

Telefones úteis:

Corpo de Bombeiros: 193
Defesa Cívil: 199
Prefeitura de Curitiba: 156

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduanda pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.