Araucária

Castração Solidária: Semana de castrações gratuitas de cães e gatos começa com quase 50% de ausência

Esta segunda-feira (10) marca o início de uma semana (até 15/06) de mais de 800 castrações gratuitas de cães e gatos previstas no Parque Cachoeira. Mas a organização do Programa Castração Solidária já se mostrou preocupada com a quantidade de ausências (próxima dos 50%) do primeiro grupo de atendimento. A castração gratuita ocorre apenas para os animais cadastrados via site da Prefeitura (CLIQUE AQUI) e confirmados via e-mail informado durante o cadastro. No total, o Castração Solidária deve atender a 3.200 animais de pessoas com renda de até três salários mínimos e também de protetoras de animais cadastradas junto à Prefeitura.
Segundo a equipe da Prefeitura responsável pelo Castração Solidária, dos 30 gatos convocados para a cirurgia na manhã nesta segunda-feira, 13 não apareceram. Das cadelas, de 20 convocadas no 1º grupo de atendimento, 09 não apareceram. Entre os machos, de 06 confirmados, 03 não apareceram. Esta não é a primeira vez que as ausências sem justificativas preocupam. A edição anterior da castração também registrou esse tipo de problema. A Prefeitura ressalta a importância do comprometimento dos donos em seguir todas as orientações fornecidas anteriormente para que as cirurgias sejam realizadas. Quem for chamado para levar o animal para a castração e sabe que não poderá ir no dia agendado deve avisar a equipe do programa pelo (41)3614-7480.
Comprometimento – Para a realização da castração, os moradores se comprometem a levar animal até o local e hora agendados para a cirurgia. O morador também se responsabiliza pelo jejum do animal (procedimento necessário para a cirurgia), por acompanhar o animal no dia da cirurgia e também nos cuidados pós operatórios. Márcia Matilde de Lima, moradora do Jardim Gralha Azul, é um bom exemplo de moradora comprometida com com as regras do Castração Solidária. Ela conta que, há cerca de 3 meses, levou sua cadela para castrar. Desta vez, ela levou seu cachorro de 1 ano e uma gata. “Se eu marco [agendamento da castração] eu venho; e venho até antes do horário. Castração particular [em clínica] é cara”, afirmou a moradora.
Cadastro – Os moradores interessados em castrar seu cão ou gato precisam fazer o cadastro via site da Prefeitura (www.araucaria.pr.gov.br – basta clicar no link de “Castração Solidária”). Podem ser castrados animais de 6 meses a 7 anos de idade. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) está oferecendo o suporte na sede da secretaria (Rua Ceará, nº 79 – Parque Cachoeira), das 8h30 às 11h30 para auxiliar as pessoas que não contam com acesso à internet para realizar o cadastro. É necessário levar RG, CPF, comprovante de residência, Número de Identificação Social (NIS) e fornecer e-mail e número de telefone para contato. Essa documentação é a mesma solicitada para quem faz a solicitação online de casa, por exemplo. A pessoa que consta no cadastro precisa estar no dia agendado para assinar a autorização. Ela pode também designar alguém, por meio de procuração a ser feita previamente na sede da SMMA.
É importante destacar que haverá avaliação dos inscritos. O morador receberá e-mail de confirmação sobre a realização da castração. Durante a solicitação do serviço, o morador também tem acesso a um texto explicativo sobre cuidados e declara estar ciente de todos esses cuidados que deverá ter com o animal para a castração (pré e pós-cirurgia). As protetoras contam com um espaço no cadastro para declarar que são cadastradas junto à Prefeitura.
Entre as vantagens da castração em cães e gatos estão: a redução da agressividade, o combate à superpopulação, a prevenção ao câncer e o aumento do tempo de vida.

 

 

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduanda pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.