Araucária

Castração Solidária no Jardim Industrial atendeu a 366 animais

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) confirmou que foram realizados 366 castrações gratuitas de cães e gatos de moradores da região do Jardim Industrial, em Araucária, na última semana. No total, foram quatro dias de atendimentos agendados. O programa Castração Solidária é voltado para animais de pessoas com renda de até três salários mínimo (com NIS) e também de protetoras de animais cadastradas junto à Prefeitura. Entre as vantagens da castração em cães e gatos estão: a redução da agressividade, o combate à superpopulação, a prevenção ao câncer e o aumento do tempo de vida.

Como ocorreu em outras edições, os moradores cadastrados foram convocados para levar seus cães e gatos no dia, hora e local informados via e-mail. Segundo a SMMA, dos 366 animais atendidos, 188 eram cães (machos e fêmeas) e 121 gatos (machos e fêmeas). Ao longo dos quatro dias também houve 95 casos de animais confirmados para a cirurgia que não apareceram. Houve ainda 53 situações em que a triagem constatou que o animal não poderia ser atendido. A grande maioria desses casos de impossibilidade do atendimento ocorreu porque o dono do animal não realizou o jejum necessário para a cirurgia, um dos requisitos previstos no programa. O “Castração Solidária” vai atender um total de 3.200 animais (cães e gatos) de 6 meses a 7 anos de idade.

Compromisso – Conforme as regras do programa, os moradores se comprometem a levar animal até o local e hora agendados para a cirurgia. O morador também se responsabiliza pelo jejum do animal (procedimento necessário para a cirurgia), por acompanhar o animal no dia da cirurgia e também nos cuidados pós operatórios. A Prefeitura ressalta a importância do comprometimento dos donos em seguir todas as orientações fornecidas anteriormente para que as cirurgias sejam realizadas. Quem receber a convocação por e-mail para levar o animal para a castração e sabe que não poderá ir no dia agendado deve avisar a equipe do programa pelo (41)3614-7480. A pessoa que consta no cadastro precisa estar no dia agendado para assinar a autorização. Ela pode também designar alguém, por meio de procuração a ser feita previamente na sede da SMMA.

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduanda pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.