Araucária

Casos importados de Dengue e Chikungunya em Araucária alertam para os cuidados para evitar doenças

A Secretaria de Estado de Saúde do Paraná confirmou nesta terça-feira (17) um caso de Chikungunya e outro de Dengue de moradores de Araucária. Trata-se de um casal que viajou para Alagoas e tudo indica que ficou doente ao ter contato com mosquitos infectados lá. Os casos importados são um alerta para cuidados que os viajantes devem ter e também para que os moradores daqui redobrem os cuidados com possíveis focos de mosquitos. Com a proximidade do período mais quente e chuvoso do ano, as ações de prevenção devem ser intensificadas para que ninguém fique doente.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Paraná, um levantamento feito entre abril e junho de 2019 mostra que “40,69% dos criadouros foram encontrados em recipientes plásticos, garrafas, latas, sucatas e entulhos de construção; 29,84% em vasos e pratos de vasos de plantas, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros, fontes ornamentais e materiais em depósitos de construção; 15,77% em depósitos de água ao nível do solo para armazenamento doméstico e, 6,72% em pneus velhos”. Também podem ser potenciais criadouros “depósitos de água elevados, tanques em obras e em borracharias, calhas, toldos em desníveis, ralos sanitários em desuso, piscinas não tratadas, cacos de vidro em muros, buracos em árvores ou rochas, entre outros”.

Viajantes devem sempre lembrar dos cuidados com a saúde antes de viajar. Para doença como a Chikungunya, para a qual não há vacina, é sempre importante usar repelentes de insetos e roupas que protejam o corpo. Já a vacina contra a febre amarela, desde o final do ano passado integra o calendário de vacinação da nossa região e está disponível em todos os postos de saúde de Araucária.

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduanda pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.