Araucária

Araucária vai discutir políticas públicas para pessoas com deficiência

Redação com assessoria

No próximo dia 21 de setembro, sábado, data em que se comemora o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, Araucária irá receber o I Seminário Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência. O evento, promovido pelo vereador Elias Almeida, será realizado no Plenário da Câmara de Vereadores e discutirá duas temáticas: os direitos das pessoas com deficiência e os caminhos para inclusão.

A programação terá início as 9h30 e o encerramento está previsto para as 16h. Entre os temas que serão discutidos na ocasião estão: estatuto da pessoa com deficiência, acessibilidade, mobilidade, mercado de trabalho, qualificação, esporte como inclusão e publicidade inclusiva.

Também será promovido um workshop de acessibilidade em que os participantes serão convidados a uma experiência diferente: se colocar no lugar das pessoas com deficiência para realizar tarefas simples em cadeiras de rodas e também com vendas nos olhos utilizando o bastão guia dos deficientes visuais.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas pela internet no link: http://bit.ly/inscr-seminario. Será fornecido certificado de participação. Confira a programação:

MESA 01 – Tema: Direito das Pessoas com Deficiência – 10h às 12h

Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Palestrante: Berenice Reis Lessa – advogada e escritora, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência OAB/PR.

Norma Brasileira de Acessibilidade – NBR 1050.

Gustavo Lindzmeier – arquiteto e urbanista, 1º secretário do IAB, membro do Conselho Estadual das Cidades do Paraná.

Direito à Cidade

Lafaiete Santos Neses – mestre em história social, doutor em desenvolvimento econômico, professor aposentado UFPR.

13h30 as 16h30

Workshop de acessbilidade

Ricardo Mesquita, arquiteto e urbanista e engenheiro civil

MESA 02 – Tema: Caminhos para Inclusão

Esporte como inclusão

Everton de Souza, Subtenente da Reserva do Exército, deputado estadual, especialista em direito constitucional, coordenador da frente parlamentar em apoio e defes ao paradesporto.

Mercado de Trabalho e qualificação profissional.

Francynne Presibella – Psicóloga, supervisora técnica de Projetos de Qualificação e Atendimento Especializado da Unilehu (Universidade Livre para a Eficiência Humana).

Publicidade inclusiva: as pessoas com deficiência como consumidores em potencial

Vera Rosa – Profissional de comunicação e marketing, empresária e apresentadora de TV

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.