AraucáriaSaúde

Adolescentes precisam receber a 2ª dose da vacina contra o HPV para garantir proteção

No segundo semestre de 2018, a Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), intensificou nas escolas a vacinação de adolescentes (meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos) contra o vírus HPV, responsável por diversos tipos de câncer. Mas é importante lembrar que há necessidade de receber a 2ª dose da vacina a partir de 6 meses da primeira dose. Os adolescentes, pais e responsáveis devem ter ciência de que a proteção efetiva só ocorre com a 2ª dose.

A vacina contra o HPV está disponível em todas as unidades básicas de Araucária. Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a proteção, por meio da vacinação, é um direito da criança e do adolescente; direito que cabe aos pais e responsáveis zelar pelo seu cumprimento. Não esqueça de levar a carteira de vacinação quando for a uma unidade básica de saúde para tomar a 2ª dose.

Existem aproximadamente 200 tipos de HPV e mais da metade da população vai entrar em contato com algum desses tipos de vírus HPV em algum momento da sua vida. Este vírus também pode ser transmitido para o feto durante a gravidez ou ao bebê durante o parto. O câncer de colo de útero é o 2º mais frequente na mulher (são estimadas mais de 200 mil mortes ao ano no mundo). No caso dos homens, eles podem ter o vírus HPV e não apresentar sintomas; mas podem, mesmo assim, transmitir o vírus.

Desde 2014, Ministério da Saúde passou a disponibilizar, via Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra o vírus HPV. O preço da vacina contra o HPV em estabelecimentos particulares pode chegar perto dos R$ 500,00 mas pelo SUS é de graça. Esta vacina protege contra os tipos de vírus HPV que representam maior ameaça à saúde (vinculados ao surgimento de verrugas genitais e aos cânceres).

Em caso de dúvidas sobre a vacina, os profissionais da unidade básica de saúde mais próxima da residência podem esclarecê-las.

 

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduanda pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.